Stargate SG-1 é uma telessérie norte-americana de ficção científica baseada no longa-metragem para o cinema Stargate (1994). A premissa de ambos é a existência de aparelhos chamados "Stargates" que, por intermédio de buracos-de-verme, permitem a viagem interestelar instantânea.
O enfoque do seriado é uma equipe denominada SG-1 que opera a partir de uma base ultra-secreta da Força Aérea dos EUA chamada Commando Stargate (ou SGC), utilizando um "Stargate" encontrado na Terra para explorar outros mundos e defender o planeta contra ameaças alienígenas estabelecidas no filme original. Assim sendo, e diferentemente de diversos outros seriados de ficção científica com uma temática de exploração interplanetária, Stargate SG-1 tem como tempo ficcional o presente, é baseada na Terra e envolve principalmente humanos.
A série é produzida pela MGM e filmada no Bridge Studios, em Vancouver, Canadá. O primeiro episódio foi transmitido em 27 de julho de 1997 pelo canal de televisão a cabo Showtime, que exibiu as cinco primeiras temporadas. Desde a sexta temporada, o seriado é transmitido pelo Sci Fi Channel. Recentemente, Stargate SG-1 tornou-se o seriado de ficção científica mais duradouro da televisão americana, ultrapassando The X-Files.
Uma série correlata, Stargate Atlantis, foi ao ar em 2004. Os dois seriados são produzidos paralelamente, com estórias que se entrelaçam, já que o tempo ficional é simultâneo.